Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2013

Gestão de tempo e resistência ao stress

Imagem
Recebi hoje o anuncio que uma associação patronal está a organizar um curso de "Gestão de tempo e resistência ao stress". É suposto existir stress durante a nossa atividade profissional ? Afirmam ainda que nos ensinarão "formas de enfrentar o stress de modo a percecioná-lo, não como uma ameaça, mas como uma oportunidade para o desenvolvimento." Somos afinal "cavalos de corrida" e iremos trabalhar até aos sessenta e tal anos numa trincheira de combate ?

Tendência

Imagem
Esmagado pelo capital e pela (baixa) política que defende sobretudo privilégios para si e para os seus negócios, o TRABALHO VAI PERDENDO VALOR, dia após dia e, com ele, a classe média que vive do seu exercício. Até quando? Havia um lugar na terra em que a seguir aos militares marchavam os trabalhadores. Podia ser propaganda. Mas em política, o que parece é.

32ª aniversário do Teatro Passagem de Nível - Amadora

O Teatro Passagem de Nível fez 32 anos. O meu amigo e colega da mesa da Assembleia Geral do TPN, Domingos Galamba,  pediu-me para fazer um dos discursos. Nunca tinha escrito nenhum. Aqui fica para memória futura: Exmos. Senhores (...) Assim como o teatro se representa tradicionalmente por duas caras, uma triste, a do drama, e a outra alegre, a da comédia, também o Passagem de Nível, ao longo destes 32 anos, tem os seus sentimentos conflituantes. Tem a saudade bonita de ter trazido a colaborar nos seus projetos um conjunto de personalidades que bastante nos honram, e passo a citar alguns deles, uns felizmente vivos e outros que fisicamente já não estão entre nós. Chamam-se ou chamaram-se Joaquim Benite (Encenador), Mário Viegas(Ator), Jaime Salazar Sampaio(Dramaturgo), Jorge Colombo (Cenógrafo), Fernando  Filipe (Cenógrafo), Carlos Correia (escritor) - só para referir ou lembrar algumas figuras que connosco trabalharam ou colaboraram, porque existem existem muitos mais que...

As Ilhas Selvagens são património português

A descoberta oficial das Ilhas Selvagens é atribuída ao descobridor português Diogo Gomes em meados do século XV. No entanto, existem relatos que demonstram serem anteriormente conhecidas no Mundo. Desde o século XVI, como território de privados, as Ilhas Selvagens foram mudando de posse por herança até que, em 1971, passam a estar sob a administração territorial da Região Autónoma da Madeira.